Pesquisar no site


Contato

Projeto Iê Ação Cultural
pimpimcapoeira@hotmail.com
projetoieacaocultural@yahoo.com.br
Facebook: mestrepimpim
Skype: mestrepimpim

Brazil:
0055(16)99212 8293
Germany:
0049- 015783949853

 

 

Júlio César Balbino "Mestre Pim-Pim"

 
 

Diretor Geral

 

 
 

Reinaldo Belarmino "Rey"

 
 

Vice - Diretor

 

Iê Ação

Quem somos nós?

Projeto Iê Ação Cultural existe desde 1988, porém foi fundado oficialmente em 24 de Setembro de 2007 na cidade de Ribeirão Preto-SP Brasil, por seu idealizador e atualmente diretor Júlio César Balbino (Mestre Pim-Pim). Foram realizados eventos culturais conferências, shows, palestras, intercâmbios e workshops bem como projetos e ações no âmbito da educação e criados em parcerias, eventos de médio e grande porte. Os dois eixos centrais do Projeto Iê são a Capoeira Angola e a Percussão.

Todos os eventos tiveram a finalidade de somar esforços às ações já existentes de outros grupos na cidade de Ribeirão Preto, com foco na difusão e ampliação da discussão sobre a cultura afro-brasileira, tendo como base central a capoeira angola e a percussão. Atualmente o Projeto Iê Ação Cultural existe no Brasil e em cincos cidades na Alemanha.

 

        

Eurides Roberto Felisberto "Mestre Oripim"

                                                                                                                                                                    

MEUS AGRADECIMENTOS AO MEU MESTRE ORIPIM, QUE ME ENSINOU OS PRIMEIROS PASSOS NA CAPOEIRA ... AXÉ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Traços de Mestre Pastinha:

"Mandinga de escravo em ânsia de

liberdade". "Capoeira foi para o homem,

menino, velho e até mulher, não aprende

quem não quer". "Cada um é cada um".

"O negócio é aproveitar os gestos livres e

próprios de cada qual". "Berimbau é

primitivo mestre da vibração e ginga ao

corpo da gente". "Sou discípulo que

aprende e um mestre que dá lição".

Histórico Iê Ação Cultural  " 1995  -  2014"

 

“ 1995 Primeira  Ação Cultural do Projeto Iê no Brasil ”

Em 1995 o Projeto Iê Ação Cultural abre o seu primeiro espaço na cidade de Taquaritinga com atividades culturais. Nesse período se chamava CASA DA CULTURA onde foi realizado atividades relacionadas aos 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares.

 

“ 2007 Inicio das atividades no Brasil ”

O Projeto Iê Ação Cultural foi fundado em 24 de Setembro de 2007, na cidade de Ribeirão Preto SP Brasil por seu idealizador e atualmente diretor Júlio César Balbino (Mestre Pim-Pim) com a colaboração e apoio de Jacqueline Pereira, ambos organizando eventos culturais conferências, shows, palestras, intercâmbios e workshops. Foram desenvolvidos projetos e ações no âmbito da educação e criados em parcerias, eventos de médio e grande porte na área da percussão e capoeira.

 

As primeiras atividades do Projeto Iê Ação Cultural aconteceram em um dos espaços no Mogiana (clube da antiga ferroviária) na Rua Guatapará próximo à Câmara Municipal, o qual foi cedido por Sandro da Ong Rock, um dos apoiadores e responsável pelo local onde aconteciam nos finais de semana shows e eventos de música. Na falta de patrocinadores o Projeto Iê Ação Cultural se deslocou para mais dois pontos, Cerâmica São Luiz e UGT (União Geral dos Trabalhadores). Durante esse período foram criadas e desenvolvidas várias atividades e eventos culturais em Ribeirão Preto e região chegando a São Paulo.


Todos os eventos tiveram a finalidade de somar esforços às ações já existentes na cidade de Ribeirão Preto, com foco na difusão e ampliação da discussão sobre a cultura afro-brasileira, tendo como base central a capoeira e a percussão. Entre os dias 09,10 e 11 de Novembro de 2007 foi realizado o 1º Encontro Percussivo de Ribeirão Preto idealizado pelo Projeto Iê Ação Cultural e organizado em parceria com Laboratuque. Nesse encontro aconteceram oficinas, shows e apresentações com outros artistas da cidade e região. O objetivo do festival foi aproximar e expandir discussões sobre a música erudita e popular e demonstrar técnicas atuais na percussão.

 

“ 2009 Inicio das atividades na Alemanha ”

Em 2009 o Projeto Iê Ação Cultural aceita o convite para trabalhar três meses em parceria na Escola Cultural Brasil em Nürnberg, na Alemanha, e posteriormente em 2010 com o Centro Intercultural Forum Brasil em Berlim, para criar e realizar atividades culturais. O Forum Brasil é responsável e referência em atividades entre seminários, palestras, workshops com a finalidade de fomentar temáticas pertinentes a cultura afro-brasileira e com base na religião de matriz africana  "Candomblé”.

 

“ 2011 IÊALEMBRASIL -  Intercâmbio Cultural ”

De 2011 á 2013 aconteceram quatro IÊALEMBRASIL “Intercâmbio Cultural Brasil e Alemanha” organizados pelo Projeto Iê Ação Cultural. Os intercâmbios foram realizados duas vezes na Alemanha, no qual teve a participação de cinco brasileiros, e duas vezes no Brasil, com a participação de seis alemães. As atividades do primeiro ao terceiro intercâmbio se estenderam por uma semana, com o objetivo de difundir e propiciar momentos de reflexão dos valores das expressões ancestrais de matrizes africanas inserida na cultura brasileira, afro-brasileira e na realidade alemã. O quarto intercâmbio aconteceu em três meses em cidades do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, São José do Rio Preto, Ipiguá, Ribeirão Preto e Sertãozinho. O objetivo foi conhecer a vida nas comunidades, projetos culturais, ambientais e grupos de capoeira.

 

“ 2012 Parcerias ”

Em 2012 o Projeto Iê Ação Cultural passa a ter como parceiro a associação Áfrika Yetu e. V. de Angola com sede em Berlim, com objetivo de desenvolver e fomentar atividades culturais relacionadas á Alemanha, África e Brasil.

 

Todo cronograma de atividades do Projeto Iê Ação Cultural visa à integração entre os movimentos e grupos artísticos onde as atividades são realizadas. Na Alemanha, essa integração entre os grupos é realizada em parceria com Centro Intercultural Fórum Brasil e Áfrika Yetu difundindo a cultura afro-brasileira, afro-deutsch e africana dentro da realidade alemã..

 

Partimos do princípio de que toda e qualquer expressão humana, para um entendimento de sua integralidade, deve ser inserida em seu contexto histórico sócio politico cultural, principalmente quando se visa uma apreciação rica e possibilitadora de um contato criativo.

 

“ 2013  Iê Kulturelles Netz - Alemanha ”

O Projeto Iê Ação Cultural em 2013 realizou o primeiro Iê Kulturelles Netz - Iê Teia Cultural  que são atividades relacionadas ao 21 de Março, que foi declarada pela Organização das Nações Unidas como o  Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Este dia foi escolhido como homenagem ao massacre de 21 de Marco de 1960 em Sharpeville, África do Sul, no qual a policia sul-africana abriu fogo contra uma manifestação pacífica contra o regime do Apartheid. Foram assassinadas 69 pessoas e 186 feridos. Este dia é recordado mundialmente como um momento de reflexão e de reunião de forcas na luta para o fim do racismo, que ainda faz parte da realidade atual e que continua a fazer vitimas em todo o mundo.

Agenda Netz 2013: www.iekulturellesnetz.com.br/agenda-i%C3%AA-netz-2013/

 

“ 2014  Iê Kulturelles Netz - Brasil, Alemanha & África ”

Em 2014 o Projeto Iê Ação Cultural amplia as ações e realiza novamente durante todo mês de Março em parceria com vários grupos e organizações não governamentais, diversas atividades culturais simultânea no Brasil e Alemanha para fomentar a reflexão sobre o tema central. É uma programação durante todo mês, onde cada instituição ou grupo realiza uma atividade em sua cidade, no qual estaremos fazendo simultaneamente. Não havendo a necessidade de promover atividades extras e sim incluir uma sub-tematica ligada ao tema do mês em atividades já existentes.

Todo o programa tem por objetivo ações afirmativa e o desenvolvimento de uma rede comum de movimentos e grupos artísticos. Apresentamos atividades culturais como Rodas de Capoeira, oficina de percussão, hip-hop, roda de samba, poesia, cantigas de roda, temas diversos em aulas de idiomas, concertos, dança afro-brasileira, danças africanas, leituras de textos e debates.

África Yetu e. V.  com sede oficialmente em Berlim e com projetos em Angola participa em parceria com o Projeto Iê Ação Cultural com atividades culturais e outras ações relacionadas ao tema do mês. Entre as cidades participantes estão, Brasil: São Paulo, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Batatais, Sertãozinho e  Barretos. Alemanha: Berlim, Görlitz, Zittau, Eberswalde.

Agenda Netz 2014: www.iekulturellesnetz.com.br/agenda-i%C3%AA-netz-2014/


Leia mais:

Atividades realizadas ou com a participação do Projeto Iê:

2001 - CESOMAR - Centro Social do Marista - Ir.Rui Leopoldo Depiné

Oficina de Capoeira, percussão e história do afro-descendente - Cidade: Ribeirão Preto

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

2002 - VII Simpósio Sócio Educativo  

Tema: Educação Popular  &  Reflexão sobre nossa prática

Vera Barreto, José Carlos Barreto e Madalena Freire  -  Cidade: Curitiba

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

2003 - I Fórum Social Brasileiro

Imperialismo e  Movimentos Sociais

Eixo transversal: Meio Ambiente, Liberdade de Orientação Sexual, Gênero,

Juventude, Raça e Etnia           Cidade: Belo Horizonte

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

2005 - Clorestith Ferlin Ferreira - Centro Educacional Infantil

Assessoria pedagógica para a promoção da igualdade racial - Cidade: Ribeirão Preto

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

2006 -  UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto

Workshop Cultural de Percussão na  XIII Semana da Musicoterapia - Cidade: Ribeirão Preto

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

2007 - USP São Carlos - "Universidade de São Paulo"

Workshop Cultural de percussão na Semana de eventos o CAASO - Cidade: São Carlos

Tema: Diversidade entre as manifestações culturais afro-brasileira

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

2008 - Centro Universitário Moura Lacerda

Workshop Cultural de percussão na Semana do Meio Ambiente - Cidade: Ribeirão Preto

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

2010 - Histórias e Ritmos da Diáspora Negra (Curso em 8 módulos e dois meses de

duração direcionado somente para professores da rede de ensino de educação escolar)

(Sérgio Luiz de Souza  &  Júlio César Balbino Mestre Pim-Pim)

Local: Oficina Cultural Cândido Portinari   Cidades:  Batatais e Ribeirão Preto  

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2011 - Workshop Cultural -  "Iê Volta ao Mundo"

Programação: Oficina de Capoeira Angola -  Técnicas de Jogo  "Mestre Divino" Oficina de Capoeira Angola - Expressão e Ritmos. "Mestre Pim-Pim" Palestra e debate - Concepção do Corpo. "Prof. Dr. Sérgio Luiz de Souza" Auto da Barca do Inferno adaptação do texto de Gil Vicente - Grupo Teatral Athos Vadiação e Samba de Roda  Local: Telhado Cultural Engasga Gato   Cidade: Ribeirão Preto  

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

2012 - Curso em 4º Modulos direcionado somente para Professores de Educação  Física

Tema: Ritual e Elementos da Capoeira Angola e História Afro-brasileira

Local: Landessportbund Sportschule  Cidade: Berlim

“Somos como as árvores,  temos uma extremidade enraizada no solo

e outra que se estende para cima.   A altura que alcançamos

depende da força da nossa raiz".    Lowen     YÊ!...   ASÉ